O grande encontro da enogastronomia do estado

Nos últimos dois dias a L’École Brasil sediou o maior evento de enogastronomia do estado, o Mesa ao Vivo Ceará, promovido pela Revista Prazeres da Mesa. Mais de 30 chefs fizeram das cozinhas do Atleier L’École um espaço de aprendizado e de troca inspirando novos olhares e execuções.

Métodos de cocção modernos aliados aos insumos clássicos da raíz da nossa culinária resultaram em sabores totalmente novos, e também na sofisticação de sabores regionais que por vezes acionaram memórias afetivas.

O tema do encontro deste ano foi “Caminhos da cozinha cearense, suas raízes afetivas e a busca pela modernidade”. Os chef´s usaram insumos típicos da nossa região e transformaram em pratos com sofisticação e excelência.

Frutos do mar, cabrito, macaxeira, rapadura preta, macauba e até a palma forrajeira. Novas técnicas e ideias empregadas em ingredientes regionais e revisitas à pratos típicos com leveza e personalidade fizeram desta edição única.

Fabio Vieira do Restaurante Micaela em São Paulo e sua convidada Dona Nilza, uma verdadeira pesquisadora da culinária cearense, apresentaram um Ariacó com molho de pimentão tostado acompanhado por grolado de tapioca, macauba,  e palma forrageira. O cabrito Ioiô dos chef’s Germana Padilha e José Filho trouxe no sabor as melhores lembranças do sertão. Ainda tivemos o pão australiano de Neiva Terceiro e o doce com banana e rapadura preta de Lia Quinderé.

Aos poucos traremos mais informações sobre o Mesa ao Vivo aqui na L’École Brasil. O evento foi um sucesso e agora só temos a agradecer à equipe do Prazeres da Mesa em ter nos confiado esta parceria, os chef’s e amigos que aqui estiveram, à Fortali e Fast Inox que embarcaram neste projeto junto com a gente, e à toda a equipe do backstage e estudantes de gastronomia que viabilizaram este grande encontro.

Ganhamos todos nós profissionais do segmento, mas acima de tudo, ganha a gastronomia cearense que sai mais fortalecida a cada edição deste incrível evento em nosso estado. Confira algumas imagens.

Compartilhar este artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Direitos Autorais e cópia; 2018 DAHZ Todos os direitos reservados. L'École Brasil - Escola de Culinária e Alta Gastronomia.